Jornal Brasa | SABORES LOCAIS: DUAS RECEITAS DE UM CHEF GRINGO EM MINAS
5484
post-template-default,single,single-post,postid-5484,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

SABORES LOCAIS: DUAS RECEITAS DE UM CHEF GRINGO EM MINAS

Por Javy Larroquet

Nasceu no interior da Argentina. Chef de cozinha há quinze anos, Javy arrumou a mochila assim que pegou o diploma. Saiu cozinhando pelo mundo, desbravando técnicas e sabores locais em países como Costa Rica, Peru, Paraguai e Inglaterra, até parar no Brasil em 2012. Aqui, fez uma imersão em cultivo orgânico e em plantas alimentícias não convencionais. Há um ano abre as portas de casa para experiências gastronômicas na serra do Rio de Janeiro. Sagitariano, apaixonado por vinhos e pelo filho Caetano.

Estive em Uberlândia (MG) em novembro e fui até o Mercado Central (na R. Olegário Maciel, 255, Centro) para conhecer os produtos locais. É na feira que começa qualquer viagem para mim, provando o que a terra daquele lugar dá e conversando com as pessoas locais. Além dos conhecidos queijos e doces em calda, conheci a castanha baru, a trepadeira ora-pro-nóbis e voltei para casa com eles para inspirarem a próxima experiência gastronômica do meu gastro lar. 

Criei um risoto que compartilho a receitinha com vocês. Também coloco aqui como fazer o ceviche de banana da terra aproveitando a banana tão típica em Minas e uma técnica que peguei nos dois anos que morei no Peru. Podem ser pratos para a ceia de fim de ano fora da mesmice.

CEVICHE DE BANANA DA TERRA (para 4 pessoas)

Ingredientes

2 a 3 bananas da terra maduras

1 cebola roxa

1 tomate

1 pimentão verde

1 pedacinho de gengibre

50g de pimenta biquinho

5 – 6 limões Taiti

50ml de água

Sal e Pimenta a gosto

Coentro

Como fazer

Corte as bananas em cubinhos médios. Corte as cebolas, o tomate sem semente e o pimentão em cubinhos pequenos. Misture e tempere com o suco de limão, o gengibre ralado, a pimenta biquinho (cortada na metade), água, sal e pimenta. Finalize com coentro batidinho e resfrie. No dia seguinte, o sabor ficará mais apurado e mais gostoso.

RISOTO DE ABÓBORA, ORA-PRO-NÓBIS E BARU (para 4 pessoas)

Ingredientes

Caldo de legumes:

500g de abóbora Baiana (pode ser Cabotiá também)

1 alho-poró

3 folhas de louro

200g de arroz arbóreo

1 cebola

6 folhas de ora-pro-nobis

50ml de vinho branco

100g de queijo parmesão

50g de manteiga

50g de castanha baru

Como fazer

Ferva a abóbora, o alho-poró e louro em água abundante. Quando a abóbora estiver bem macia, liquidifique tudo junto até virar um creme.

Refogue na manteiga a cebola batidinha, o ora-pro-nóbis cortado fino e doure o arroz. Delgacei com vinho branco. Incorpore aos poucos o caldo de legumes que você já liquidificou até que o arroz esteja al dente. Finalize com o queijo parmesão ralado e sirva com as castanhas baru. 

+ La Mesa | Gastro Lar

Fotografia: Maria Hennies.