UNDERDOSE… A CONVERSA DE BOTECO QUE VIROU PROGRAMA DE TV

Por Guilherme Diamantino
Guilherme Diamantino é advogado, vocalista da banda punk DCV, proprietário do selo Sapolio Radio e um dos apresentadores do Underdose TV.

Um programa de YouTube que fale de cultura underground, de rolês, de bandas, que dê dicas de coisas legais, fortaleça e mostre um pouco da cultura do cerrado, do centro-oeste brasileiro, que, além de criativa e competente, é enorme. Tudo como já fazíamos pelos bares e quintais da vida, só que filmado.

Foi com essa conversa que Manu “Joker” me convenceu a ser um dos âncoras do projeto, juntos com Eddie Shummway nas câmeras e montagem. Manu “Joker” é o vocalista do Uganga, uma das mais expressivas bandas de trash metal do Brasil, com quatro discos de estúdio, um ao vivo, dois tours pela Europa e um dos mais inquietos agitadores musicais da região desde a década de 80. Eu sou vocalista do DCV, banda de punk rock uberabense e proprietário da Sapólio Rádio Produções, selo mineiro que lançou dois discos do Uganga e outras bandas como Lava Divers, Seu Juvenal, Broken Jazz Society. Eddie Shummway é guitarrista do Lava Divers, cineasta, diretor de diversos clipes do Uganga, de documentários, e acredita realmente ser um dos últimos melmaquianos vivos.

15 minutos de programa com “Prato do Dia”, periódico, no YouTube e na TV, mas nem sempre foi assim. Os primeiros programas tinham até 20 minutos e sua periodicidade era entre 25 e 45 dias. Há quadros que jamais sairiam do ar, como “Dicas”, com recomendações dos apresentadores ou de parceiros sobre discos, filmes, vlogs, literatura entre outros; o “Tô Ouvindo”, egresso do fanzine “Páginas Vazias”, onde um convidado conta o que tem escutado; e o “Vinil do Coração” em que os apresentadores exibem pérolas em vinil de suas coleções particulares.

Desde a fase de experimentação, a Incêndio Shop apoia o trabalho realizado, essa fase foi dando lugar ao formato atual, quando o Canal da Gente, emissora de TV do Triângulo Mineiro (Uberlândia e Araguari), convidou o Under a fazer parte de sua programação. E agora o Underdose chega até você também pelo BRASA, o jornal mais legal do interior. Uma brasa mesmo, morou?!

Apresentações feitas, esse é o Underdose, a sua dose frequente de underground! Nas próximas edições vamos postando (e comentando) os programas já exibidos desde o episódio # 1. Então se liga que o Underdose tá firme e muita coisa ainda está por vir!